Documentação
Histórico Escolar da Graduação, Certificado de Conclusão da Graduação (Cópia autenticada), Documento de Identidade, CPF, Comprovante de Residência e uma foto 3x4
Público alvo
Graduados nas áreas de psicologia, educação (especial e infantil) e pedagogia, educação física, psicopedagogia, profissionais de saúde, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia e áreas afins. Outros profissionais, de nível superior, envolvidos direta ou indiretamente com o cuidado, ensino e tratamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
Perspectivas de trabalho
Matricule-se agora »
Área do aluno
Conteúdo programático
Aula Inaugural
Atuação Interdisciplinar na Análise Comportamental Aplicada. ABA
Bases Genéticas e Princípios da Análise do Comportamento
Aula magna
Plano de ensino individualizado
Adaptação curricular
Atuação Interdisciplinar na Análise Comportamental Aplicada. ABA
Neurociências e Aprendizagem
Princípios Básicos de Análises do Comportamento.
Psicopatologia. Transtornos Mentais I
Psicopatologia. Transtornos Mentais II
Psicofarmacologia aplicada
Análise do Comportamento Aplicada para Crianças, Adolescentes, Adultos e Idosos.: Transtorno do Espectro Autista
Análise do Comportamento do Autista
Modelos de Intervenção Comportamental. Escalas de Avaliação
Comportamento Verbal.
Emoção e Controle Aversivo
Redação Científica e Metodologia
Marcos do desenvolvimento e sinais de alerta
Alfabetização por consciência fonológica
Políticas Públicas em Educação Especial
Educação Afetividade e Sexualidade
Gestão no Atendimento Educacional Especializado (AEE) Perspectivas Pedagógicas
Prática Profissional Supervisionada e Relatórios
Relato de Experiência
Quadro de Docente Convidados
Profa. Esp. Alessandra Rose de Resende Jacob
Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Federal de Alfenas (1999). Possui residência médica em Pediatria pela Casa de Saúde Santa Marcelina em São Paulo (2000-2002). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e UTI neonatal. Foi Professora de Pediatria da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
Esp. Vanessa Raupp Medeiros
Pedagoga pela Universidade Luterana do Brasil Psicopedagoga Clínica e Institucional pela Portal, Pós graduada em AEE (atendimento educacional especializado) pela faculdade São Luiz ,Psicomotricista pela faculdade São Luiz. Instrutora dos cursos de pais da Apraxia Kids Brasil.Certificada no método boquinhas na educação Inclusiva. É credenciada internacionalmente como RBT technician pela empresa Growing Piece by Piece. Atua há 17 anos em escolas públicas e privadas, como professora de AEE e palestrante para formação continuada de professores.
Profa. Me. Ludmila Borges Tenuta
Graduada em Psicologia pela PUC (2004) e Mestra em Psicologia pela PUC (2006) e Pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) em 2018 pela Nepneuro em parceria com a Cambury). Atualmente é Psicóloga Clínica no Instituto Eu Psicologia e Autoconhecimento.
Profa. Ma. Carolina Gonçalves de Freitas Fonseca -
Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Sexóloga, Especialista em Educação Sexual. Atua na área de psicologia clínica com adultos, terapia de casal e terapia sexual há mais de 15 anos e desenvolve trabalhos de palestras, cursos, consultoria e orientação em educação sexual para pais e mestres. Membro associado à Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana (sexosemduvida.com).
Profa. Me. Tainá Dal Bosco Silva
Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (2016), processos psicossociais e educacionais, possui graduação e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição (2010). Psicóloga Escolar na Equipe Multiprofissional de Apoio à Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Nerópolis (licença por interesse particular). Professora no curso de Psicologia na Faculdade Alfredo Nasser.
Prof. Me. Lucas Alves Landin
Mestre em Psicologia com ênfase em Análise do Comportamento pela PUC-GO, com pesquisa sobre comportamentos-problema e suas variáveis de controle. Especialista em Terapia Comportamental: teoria e aplicação pela USP, com trabalho em Comportamento Verbal no Autismo. Graduado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Anápolis. Atualmente trabalha como psicólogo coordenador do LANDIN-Instituto de Análise do Comportamento em Anápolis. Atuante no atendimento e na supervisão de atendimentos de crianças com deficiência intelectual, autismo e outros transtornos. Profissional graduado em Química Fármaco Industrial pela Faculdade de Tecnologia Senai Roberto Mange.
Profa. Dra. Fernanda Valentin
Doutora em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, com doutorado sanduíche na Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). Mestre em Música e Bacharel em Musicoterapia pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Terapia Sistêmico-Construtivista e Psicodramática de Casais e Famílias - IEP. Docente do Curso de Graduação em Musicoterapia da Escola da Música e Artes Cênicas/UFG, membro do NEPAM - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Atendimentos em Musicoterapia e do RECUID - Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental.
Profa. Dra. Ludimila Cristina Souza Silva
Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás - UFG; Mestra em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem - Universidade Federal de Goiás - UFG. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição - PUC - Goiás. Graduada em Enfermagem pela Universidade Salgado de Oliveira - Goiânia. Área de concentração: Dinâmica do Processo Saúde-Doença. Linhas de pesquisa: Avaliação da qualidade do serviço de saúde, Aspectos Nutricionais, Educacionais e Socioculturais da Saúde Humana; Doenças infecciosas, parasitárias e emergentes. Atualmente é docente na Faculdade Alfredo Nasser (UNIFAN) , membra do Núcleo Docente Estruturante da Enfermagem; ministra aulas das disciplinas de Controle de Infecção e Segurança do Paciente e Unidade de Terapia Intensiva para o curso de Enfermagem, e Tutoria sobre funções biológicas, mecanismo de agressão e defesa, metabolismo, nascimento, crescimento e desenvolvimento, percepção, consciência e emoção, doenças resultantes da agressão ao meio ambiente, proliferação celular, saúde da mulher, sexualidade e planejamento familiar, e dor para o curso de graduação em Medicina. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Saúde Pública, Controle de Infecção, Doenças Transmissíveis, Saúde do Trabalhador, Segurança do Paciente, Fundamentos de Enfermagem e Unidade de Terapia Intensiva.
Prof. Esp. Jairo Belém Soares Ribeiro Junior
Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do Planalto Central (2009) e Graduação em Engenharia Civil - Universidade Estadual de Goias (1999). Professor - Universidade Estadual de Goias (200-2002), Professor da Associação Educativa Evangélica. Professor da Faculdade Instituto Brasil (2002-2007) UniEVANGÉLICA - Centro Universitário de Anápolis.Prof. Médico Psicopatologia 1 na Psicologia, Médico Preceptor Psiquiatria, Médico Preceptor Psiquiatria Adulto e Infantil (2017).
Profa. Me. ýleris de Cássia de Arruda Mourão
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2000), Especialização em Fonoaudiologia Clínica/Voz e Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2006). Atualmente é tutora da Residência Multiprofissional em Clínica Especializada/Fonoaudiologia do Hospital Geral de Goiânia e docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás no curso de Fonoaudiologia. Também atua como fonoaudióloga clínica autônoma, nas áreas de neurologia, voz e gastroplastia..
Coordenação
Dra. Alessandra Jacob. Médica: Pediatra/Psiquiatra/Professora Universitária
Presidente da AFAAG autismo/Coordenadora MOAB Goiás.
Dra Elaine Luiza Psicóloga , Especialista em Analise Aplicada ABA